sábado, 24 de julho de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL


O planeta está a cada dia se transformando, em virtude disso grandes mudanças são percebidas em todo o globo terrestre. São complicações climáticas, derretimento das calotas polares, aumento da temperatura na terra, enfim várias são as transformações que vem ocorrendo em decorrência da intervenção humana no planeta.

Alguns incrédulos sobre estas transformações postulam que o aquecimento global nada mais é do que um fenômeno natural e que nada tem a ver com a interferência humana no planeta, trazendo o tema como mera especulação de cunho político e de interesses pessoais, entretanto observa-se que isso não é verdade, pois muitos são os estudos que apontam e comprovam ser o aquecimento global uma verdade incontestável no planeta terra.

Destaca-se que o aumento da temperatura terrestre pode ser percebido em todo planeta, pois estudos comprovam que o clima vem sofrendo constantes alterações, e isso estaria relacionado ao aquecimento Global.

Um dos meios encontrados pelos cientistas para comprovar a veracidade de tal fenômeno é por meio das teorias sobre o Holoceno. O fenômeno teria ocorrido em outras eras geológicas da Terra e os estudos estariam embasados nos últimos 11.000 anos da história da Terra, quando terminou a ultima Era Glacial.

É relevante considerar que a intervenção humana na terra tem influenciado e acelerado muito esse processo de aquecimento. O homem é responsável pelos poluentes produzidos pelos processos industriais e pela urbanização.

As conseqüências do aquecimento global são perceptíveis no contexto atual, pois o estado de Santa Catarina vem sofrendo num curto espaço de tempo sérias tragédias ambientais ocasionadas pelas alterações climáticas. Pode-se citar o Furacão Catarina ocorrido no dia 29 de março de 2004, os constantes registros de tornados ou trombas d’águas como a que atingiu a região de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina no dia 7 de março de 2010 e sem esquecer aquela que é vista como a maior tragédia ambiental do Sul do Brasil, ou seja, as chuvas que caíram no Vale do Itajaí em novembro de 2008.

As tragédias em Santa Catarina, demandadas da natureza, são exemplos de que devemos agir para não enfrentarmos problemas ainda maiores. A opção por um desenvolvimento sustentável ainda não é regra para todos, especialmente por parte daqueles que mais poluem. Temos que rever muitas das nossas atitudes para que os impactos ambientais não tomem proporções tão agravantes e não acelere ainda mais o processo.

Um conjunto de medidas obrigatoriamente deveriam ser regras para serem tomadas por todos e assim contribuir por melhorias das condições ambientais. Como, por exemplo, a utilização de energias mais eficazes provenientes de fontes renováveis como vento e energia solar. Entretanto, percebe-se que tudo isso trilha pela educação que deve diante dessas evidencias despertar uma consciência ecológica consistente, para que a degradação do planeta e por conseqüência os reflexos do aquecimento global sejam diminuídos.

Por fim, uma nova consciência ambiental e ecológica se faz necessário para que não tenhamos de nos acostumar a episódios onde pessoas perdem a própria vida, familiares, seus lares, seus bens e suas histórias de vida, devido aos efeitos do aquecimento global, portanto que sejamos conscientes disso.