quarta-feira, 16 de junho de 2010

MODELO DE PLANO DE AULA PARA AULA DE GEOGRAFIA


Objetivo Geral

Sensibilizar e promover a ampliação de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental sobre Cartografia por meio do Google Earth e a África do Sul.

Objetivos Específicos-

Promover a localização espacial por meio de representações cartográficas;
- Confrontar tipos de representações da superfície terrestre e descrever suas finalidades;
- Ampliar os conhecimentos sobre a África do Sul;
- Expressão verbal da experiência.

Tempo estimado: 2 aulas de 45 minutos cada.

Material necessário: Caderno, régua, lápis, imagens com os estádios de futebol da copa do mundo, computador com acesso à internet e o programa Google Earth, mapa da África do Sul.

Desenvolvimento
• Utilizando o programa Google Earth os alunos poderão retomar os estudos de cartografia e fazer conexão ao que foi estudado sobre a África do Sul em aulas anteriores;
• Deixar os alunos livres num primeiro momento, pois é provável que alguns não tenham feito uso desse recurso;
• É importante que se verifique quantos serão os computadores disponíveis para o cumprimento das aulas, para tanto o professor deve dividir a turma em grupos;
• Como atividade o professor pode distribuir figuras com os estádios de futebol da copa do mundo 2010 com seus respectivos nomes (podem ser encontrados em revistas, jornais e internet) e propor para que os alunos localizem a região onde os mesmo foram construídos com o auxílio do programa Google Earth;
• Posteriormente pedir aos alunos que expressem a sua percepção sobre o que observam a partir do que o site proporciona (provavelmente nem todos os estádios serão encontrados, pois o site não é atualizado como pensam muitos);
• Para que os alunos compreendam se propõe que os alunos troquem a figura dos outros estádios com as outras equipes conforme as orientações do professor;
• É importante que o professor saiba os procedimentos para utilizar programa Google Earth.

Avaliação
É importante ter certeza que os alunos estão preparados para interpretar as representações cartográficas e consequentemente saber se orientar pelos diferentes tipos de mapas, inclusive por meio de um mapa virtual. Salientando que a cartografia vai enriquecer o estudo sobre o país sede da copa do mundo 2010.
Como avaliação os alunos em grupo separados por computador terão que relatar a experiência por meio de relatório e junto elaborar um mapa de localização da África do Sul.
O mapa de localização deve conter:
• Mapa da África do Sul;
• Os estádios distribuídos em suas latitudes e longitudes;
• Informações sobre todas as regiões onde ficam os estádios;
Observação: a avaliação inicia com a pesquisa em sala de aula com o auxílio do professor, mas terá que ser concluída em casa e entregue na seguinte aula.

Referências:
ALESSANDRI, Ana Fani Carlos (org.), Vários autores. A Geografia em Sala de Aula. - São Paulo. Ed. Contexto. 1999.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo. Ed. Brasil S/A. 1996.
VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço: Geografia Geral. 41ª edição, São Paulo, Editora Ática, 1999.